domingo, 24 de janeiro de 2010

Million Dollar Lips

E em mais um fim de semana sem saber muito bem o que fazer dei uma vista de olhos na Agenda de acontecimentos do concelho de Sesimbra. Reparei num concerto duma banda de que nunca tinha ouvido falar e cuja entrada custava apenas 3€. Pensei "bem, por este preço isto não deve valer um caracol". Acabei por achar no myspace duas músicas da banda e com bastante desconfiança carreguei no botão de Play. Pensei para mim "eh lá, isto até nem é mau!". Um som meio rock e electrónico, bastante moderno e agradável fez-me ouvir as duas músicas disponíveis várias vezes.
Mesmo que o concerto não fosse grande coisa ou a banda não prestasse pelo menos ia conhecer, até porque os bilhetes eram muito baratos. Fui com a ideia de que iria pouca gente, afinal era uma banda local e pouco conhecida que iria tocar no Cine Teatro de Sesimbra, uma sala modesta e pequena.

Quando cheguei apenas se encontravam algumas pessoas a tomar café o que veio a confirmar a minha ideia pré-concebida. Na bilheteira um CD com preço também ele "especial" estava disponível para quem o quisesse adquirir.

Sentei-me a beber um café e comecei a observar o espectáculo que se formou à minha frente: de repente, e à medida que se aproximava a hora marcada para o início do espectáculo, começaram a chegar pessoas de todos os lados. Pessoas novas, famílias e pessoas mais velhas com idade de mães, avós, tias! Comecei a observar com mais atenção e percebi que muita gente se conhecia entre si, pois Sesimbra, apesar de turístico e de ser bastante conhecido, é relativamente pequeno. Comecei a sorrir. Tudo bem que a música passa gerações, preconceitos e é universal, mas várias pessoas mais velhas a ouvirem música electrónica?! Provavelmente aquelas pessoas eram as irmãs, tias, mães, avós, conhecidos dos elementos da banda e isso introduziu um aspecto bastante intimista e familiar. Foi *fofinho*!

Entrei no auditório e após sentar-me continuei a observar as pessoas que iam enchendo a pequena sala, e lá estavam as pessoas mais velhas, a ocuparem uma fila inteira, à minha frente, enquanto os outros se iam distribuindo pela sala.

O concerto começou enquanto num ecrán do palco era projectado um espectáculo visual de um artista plástico (também ele de Sesimbra), conhecido por "Balegas". Adorei o espectáculo visual com imagens que iam sendo produzidas na altura por um programa informático parecido com o Corel.
A entrada da banda foi fulgurante, com o tema de entrada bastante forte e que me cativou imediatamente.

E durante 1 hora e meia fui-me deixando levar por uma banda local, ainda a dar os primeiros passos mas já com alguns concertos de relevo.
A ideia que tinha de que o público conhecia de forma mais familiar a banda veio a confirmar-se, pelos "Ah granda Zé!" que se ouviram vindos do público a certa altura, ou quando o vocalista de dirigiu a uma senhora da primeira fila, também ela mais velha (parecia a minha Tia Laurinda!), e disse com um sorriso "Hello Sister!". Fiquei deliciada e comecei a sentir que aquele bairrismo e intimidade começavam a passar também para mim.

Já na parte final do espectáculo o vocalista, numa pequena interacção com o público, a certa altura diz "todos vocês sabem quem nós somos, ninguém está aqui por enganado... quer dizer, às vezes acontece! Vocês são quantos? Uns 200? Então vá, existe aqui no meio 1 pessoa por engano", enquanto sorria. Mal sabia ele que tinha acertado! Era eu essa pessoa, que meio por engano que estava ali, sem qualquer ligação emocional à banda e que nem sabia bem como se chamavam.
Ainda houve tempo para na penúltima música o vocalista pedir às pessoas para o acompanharem levantando os braços e dançando e foi uma delícia ver as tais pessoas mais velhas com os bracinhos no ar, a dançarem música Rock/Electrónica, enquanto a tal Sister do vocalista (a dupla da minha Tia Laurinda!) estava cheia de energia e dançava sem parar, mostrando ao pessoal mais novo (eu incluída) como se dançava!

Saí muito satisfeita, comprei o CD antigo (o tal do preço *especial*) e estou fã de uma banda que ainda pode ter voos mais altos.

A banda, os Million Dollar Lips, apresentou temas do seu primeiro álbum, o "Lust", e também algumas músicas novas.

O vídeo é de uma música do Lust, denominada de "Single Round".


Sem comentários: