segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Como poupar e continuar a ler os livros que sempre quisemos

Com o passar dos anos fui acumulando livros nas estantes e achava que não me iria conseguir desfazer deles, que eram uma representação do conhecimento em geral e de mim em particular. Mas com a crise e as despesas para pagar a minha concepção foi mudando. Percebi que os livros são caríssimos e simplesmente deixei de os comprar até porque ainda tinha muitos em casa que ainda não tinha lido. Passei a frequentar alfarrabistas e pela primeira vez requisitei livros na biblioteca municipal. E percebi que damos demasiada importância aos bens materiais, que mais importante que os livros que se inundam de pó, é a aprendizagem e prazer que retiramos deles.
Olhei para as minhas estantes e percebi que estou preparada para abdicar daquilo que durante muito tempo considerei imprescídivel. Existem livros que sei que nunca mais irei ler ou pegar neles e que por isso fazia mais sentido doá-los a quem realmente quisesse.
É claro que existem algumas obras que faço questão de guardar, como livros que tenha gostado muito, alguns clássicos e livros que acarretam alguma carga emocional.
Tendo em conta estes pensamentos, e a necessidade de poder ler alguns livros sem gastar dinheiro, aderi há cerca de um mês a um novo sistema de troca de livros via Internet, o winkingbooks.
Basicamente o utilizador regista-se e insere livros que está disposto a trocar com outros utilizadores. Por cada livro carregado no sistema ganha-se 1 ponto. Depois podemos pedir um livro que nos interesse desde que tenhamos pontos para o efeito (por cada livro que se peça são debitados 10 pontos).

Já enviei 3 livros: "A loja dos suicídios", "Cem anos de solidão" e "E se fosse verdade..." e recebi este livro:


Andava há imenso tempo com curiosidade para ler este livro e conhecer o Possidónio Cachapa, mas achava o preço dos livros excessivamente caro, ainda para mais sendo um autor que desconhecia. Assim consegui obtê-lo de borla. :)

Eis uma excelente forma de poupar dinheiro e conseguir ler bons livros!

2 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Por cada um que envias recebes outro, é isso?

Ka disse...

Não. Cada livro enviado corresponde a 10 pontos creditados na tua conta.

Imagina, colocaste na tua conta 10 livros. Isso corresponde a 10 pontos (cada livro 1 ponto). Alguém te pede um livro. Envias o livro e recebes + 10 pontos, ou seja, ficas com 20 pontos.
Com esses 20 pontos podes pedir 2 livros.

Parece confuso explicado aqui mas é um sistema bastante simples! :)