terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Casa da Selva

Este ano as finanças não estão más, estão mais que más, pelo que decidi que este ano as prendas de Natal têm de ser muito mais contidas do que habitualmente.
Todos os anos digo isto e acabo por gastar imenso dinheiro, mas este ano tem mesmo que ser.
Decidi cortar a lista e oferecer apenas às pessoas mais chegadas e mesmo assim só lembranças e/ou prendas personalizadas.

Neste senda decidi oferecer a algumas pessoas uns frasquinhos que comprei bem baratos e encher com chá. Só o cheirinho é delicioso.... Não sou muito dada a trabalhos manuais mas vou tentar fazer uns embrulhos catitas e um cartãozinho personalizado. E assim consegui poupar bastante dinheiro.

Hoje à hora de almoço decidi ir comprar mais chá porque ainda me faltavam encher uns 2 ou 3 frascos e fui à "Casa da Selva", na Estrada de Benfica, em Lisboa. Esta loja faz parte do meu imaginário de infância uma vez que costumava passar por ela quando ia para a escola. Também ia lá com o meu pai, quando ele ia comprar café, pelo que os cheiros e cores ficaram gravados na minha memória.


imagem retirada do Mercado de Bem-Fica


Há muitos anos que não ia lá e regressar teve qualquer coisa de mágico... a montra apresenta logo uma variedade de chás, cafés, licores e bombons que nos fazem sonhar. Ao entrar o cheiro do café em grão, dos biscoitos e chocolates mistura-se com o do chá a granel e transporta-nos para outra dimensão.

Prateleiras forradas de caixas e produtos exóticos fazem as delicias dos sentidos. E para mim é quase um regresso ao passado, ao meu passado...

3 comentários:

Goncalo disse...

Curioso, costumo ir lá com alguma frequência comprar café, embora não seja a minha loja preferida. Uma das minhas favoritas é uma loja de cafés na Estrada de Benfica, ligeiramente a seguir à Av. do Uruguai, minúscula, onde até já vi pessoas a fazer fila à porta para comprar lá coisas. Para além de se vender lá bom café, um dos empregados é um tipo que, se tu lhe pedires um qualquer conselho sobre cafés, começa imediatamente a debitar uma vasta sabedoria em cafés e a falar do assunto de forma tão entusiasmada que quase da mesma maneira que o José Hermano Saraiva fala dos reis de Portugal.

Ka disse...

Não estou a ver a casa de café de que falas, mas é uma questão de investigar.

A Casa da Selva faz parte das minhas memórias de infância e talvez por isso seja tão especial.
E não há nada tão bom como o cheirinho destas lojas que começam a rarear em Lisboa...

Goncalo disse...

Os nespressos e afins estão a começar a afetar estes pequenos negócios e o próprio negócio da compra de café para levar para casa. Soube inclusivamente há uns dias que até os moinhos de cafés já deixaram de ser feitos por algumas máquinas.