sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Episódios para recordar

Ao passarinhar pelas fotos que tinha no pc deparei com esta:

Uma fotografia minha com a pandilha da escola primária, suponho que para aí da 1ª classe. É o degredo. Eu estava de vestido, sendo visível a minha cara de enjoo pois sempre foi algo que detestei. Fiquei surpreendida por não reconhecer, nem fazer a mínima ideia, de quem eram algumas das crianças da foto. Fizeram mesmo parte da minha história?
Outras reconheço claramente...Lá estava o José, o melhor a matemática mas que fazia xixi nas calças, o Nuno, que era bruto e andava sempre com ranho no nariz, a Carla Patrícia, que ainda me acompanhou até ao 9º ano e já está casada e com filhos, a Ângela que tinha imensos problemas de leitura e aprendizagem e era descriminada pelo resto da turma (encontrei-a anos mais tarde e estava muito simpática e uma mulher bem diferente), o Rogério que tinha uma paixão por mim mas era esquisito e bruto, o António que corava, tal como eu, que nem um tomate e era conhecido por fazer umas covinhas enormes quando ria (tinha a alcunha de "covinhas"), a Alexandra que tinha um riso estridente e irritante, a Vânia que fazia companhia ao Nuno no que toca a ranho no nariz, a menina indiana que não me lembro do nome, mas cujos pais tinham uma loja das do estilo que existem hoje em dia, ao fundo da rua, com todo o tipo de cacarecos, a Isilda (ninguém se chama Isilda...) que era pequenina, envergonhada e calada, a Cláudia cuja família tinha um casarão enorme como nos filmes antigos de terror, o Víctor que também se isolava muito e cujos pais também trabalhavam no comércio de cacarecos, a Sónia que vivia na rua da minha avó e portanto as brincadeiras estendiam-se para lá da escola e a Carla Sofia que era a menina mais chique e beta da turma que despertava as paixões dos meninos e que não brincava com quem não tivesse a Barbie modelo 7954210....
E lá estava ela, a professora, que me deixou intimidada e traumatizada logo no primeiro dia de aulas, mas que com o tempo se afigurou como uma pessoa extremamente importante no meu crescimento. Muito do que sou devo-lhe a ela. Ainda me lembro dos elogios em relação aos desenhos e às composições que fazia e de me incentivar na organização de pecinhas de teatro na turma às 6ª feiras.
Será que ainda está viva?
Será que tem noção da importância que teve na construção da minha narrativa?
Que será feito destas personagens do meu livro de vida?

Sem comentários: