quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Fogo foguinho

Este fim de semana tive a minha primeira experiência com a lareira lá de casa. Embora já o tenha visto fazer, não é uma prática minha habitual, e portanto a coisa não correu lá muito bem.
Tinha comprado alguma lenha já há um tempo, em pouca quantidade mas de uma qualidade que supostamente "durava mais". Ok, até aqui tudo bem. Quando ia acender a lareira lá constatei que não tinha forma de a atear porque não tinha nem pinhas nem acendalhas, nem nada do género. Toca de ir ao supermercado comprar acendalhas e na volta trouxe mais lenha, de uma qualidade bem mais rasca, para o caso de "faltar". Começo a acender aquela treta e não havia forma de o raio dos troncos atearem porque eram demasiado grossos. Nem revirando para um lado, nem para o outro aquilo lá foi. Como resultado a lareira apagou-se.

Mas não desisti! No dia seguinte nova tentativa! Após uma recolha de pinhas e alguns paus mais pequenos na mata pensei "agora é que é!!". E foi! Com pinhas, paus pequenos e acendalhas, aquilo lá ateou enquanto os troncos maiores iam queimando lentamente. E ateou tão bem que a casa ficou cheia de fumo! Era uma fumarada e cheiro a "fumeiro" por todo o lado, parecia que tinha estado a assar sardinhas. A sério, não percebo. Devia existir um Workshop de "como acender lareiras". Obviamente é uma competência de vida que não domino!

1 comentário:

Mosca disse...

Nesta não te posso ajudar. Lareiras e eu não funciona. Nem chego perto! Ou está alguém em casa para a acender ou bem que uso o aquecimento central, umas mantitas e um chá quentinho.