segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Fantasporto

Sou desde pequena fã de filmes fantásticos e de terror, um legado que a minha mãe me foi deixando quando na década de 80 via e me deixava ver filmes com estas características, e que acabaram por se tornar clássicos! Ainda hoje vimos as 2 filmes com psicopatas assassinos e histórias sem nexo, recheadas de sangue (sou uma gaja esquisita, eu sei...). Por isso o fim-de-semana foi feito de sonhos concretizados porque fui, finalmente, ao Fantasporto. Há vários anos que tentava ir a este festival mas acontecia sempre alguma coisa que me impedia de marcar presença.
Este ano, na companhia certa, concretizei finalmente um sonho de há muito! E apesar de ter visto só 2 filmes, foi simplesmente fabuloso. Finalmente estava ali, juntamente com uma multidão de geeks que gosta de zombies e filmes estranhos, tal como eu!

O primeiro filme, Virus Undead, não foi grande coisa, na medida em que tentava recriar uma espécie de epidemia, fazendo reviver "Os Pássaros", de Hitchock. Ou pelo menos era isso que dizia o resumo, porque na prática era um filme de zombies mal conseguido, sem as características típicas dos mesmos e com falhas a nível de argumentos que faziam com que a história ficasse pouco consistente. Aliás, nos últimos anos tem existido uma espécie de revivalismo sobre filmes com mortos-vivos, ou temáticas semelhantes, e este filme não foi mais que isso.

Já o segundo filme que vi estava no patamar oposto. The Unborn, apesar de não ter uma receita completamente inovadora, conseguiu ser bastante interessante a nível de argumento e de suspense.

Há muito tempo que não via um filme que me prendesse tanto, que me deixasse tão ansiosa e a "saltar da cadeira" e eu gosto verdadeiramente deste tipo de filmes. Achei curioso terei ido buscar a cabala e os Sephirots e não os tradicionais exorcismos e místicas associadas ao cristianismo.

Sem comentários: