quarta-feira, 5 de maio de 2010

Operação colestrol

Há um tempo atrás fui a uma consulta de medicina no trabalho, situação que envolvendo análises, agulhas, ambiente hospital e afins me deixam desconfortável e arrepiada até ao tutano. De um modo geral os resultados foram positivos e normais, faltando no entanto os resultados da análise ao sangue que chegaram recentemente. Os meus olhos passaram pelas folhas com resultados esquisitos e pararam num que continha valores superiores ao normal: parece que começo a ter colestrol.

A situação não me surpreende na medida em que alio uma vida sedentária, com muita junk food e uma predisposição genético-familiar. Se já tinha pensado há um tempo que tinha de "mudar de vida", começar a comer melhor e mexer-me mais, essa decisão ficou agora firmada.

Assumi para mim mesma que não adianta muito deprimir-me por causa do "pneuzinho Michelin" que tenho ou da constituição física oposta às *modelos* que por aí andam, e que vai estar sempre presente.
Sendo gaja é óbvio que há dias em que esta teoria vai por água abaixo, mas será algo com a qual terei de aprender a lidar, e até posso tentar mudar um pouco isso, mas o objectivo principal não é esse. O que quero mesmo não é emagrecer com aquelas dietas malucas da uva e do chá para ficar esbelta para o Verão, quero apenas alimentar-me melhor, comer mais fruta e verduras e menos fritos e porcarias. Por uma questão de saúde e bem estar.

Claro que isto é tudo muito bonito de se dizer mas parece que quanto mais uma pessoa decide mudar alguma coisa, mais o universo se conjuga para nos contrariar.
Domingo foi dia da mãe, o que implicou um almoço caseiro e nada saudável, o mesmo se passando com o jantar de ontem. Enfim...isto não vai ser fácil! Mas pelo menos comecei a dar os primeiros passos: tenho comido mais fruta, iogurtes e legumes e surpreendentemente tenho gostado! Talvez o facto de o tempo estar mais quente e não apelar tanto a comidas quentes ajude, claro, mas acredito que passe também muito pelos hábitos que vamos adquirindo. Pela primeira vez na vida comecei a ver as calorias dos alimentos e a sua composição e tento fazer refeições um pouco mais equilibradas.

O que vou tentar fazer:
* Ir trocando, gradualmente, o café pelo chá;
* Comer fruta várias vezes ao dia;
* Comer mais saladas;
* Preferir alimentos mais saudáveis como queijo fresco, iogurtes e legumes em troca de chocolates, doces e molhos;
* Trocar as carnes vermelhas pelo peixe e por carnes brancas;

E estou preparada e desejosa de fazer caminhadas!

Esta resolução deve durar para aí uma semana, até me fartar de queijos e saladas e começar a comer porcarias outra vez. Mas pronto, dura enquanto der...

8 comentários:

Anónimo disse...

A parte da fruta é fácil, não?

Dehumanizer disse...

O meu caso é curioso: eu *gosto* de saladas e afins, e não me importava de me alimentar quase disso. O problema é que são comidas que, por razões óbvias, se conservam menos tempo, e eu sou extremamente preguiçoso e não sou gajo para ir às compras de 2 em 2 dias ou coisa do género... prefiro comprar comida que dure mais e depois ir comendo.

Outro problema é que comer comida saudável em geral fica mais caro do que comer "porcarias". Além de neste país se ter muito menos escolha; é um círculo vicioso: há pouca procura porque há pouca oferta, e vice-versa.

Quanto a caminhadas, já ouviste falar em geocaching? Googla, se não sabes o que é. :) Acho que acharias divertido, e é uma forma de fazer exercício, também.

Ka disse...

Lalage: a parte da fruta tem sido fácil. Embora eu nunca tenha sido "menina de fruta" de para aí há 1 ano para cá que comecei a apreciar fruta e comer mais;

Deh.: Eu sentia isso e acabava por me resignar, mas não é assim tão difícil ires às compras. E há coisas que podes congelar, como frango, peixe, ervilhas, etc. Depois é uma questão de hábito e aqui acho que ganhar esse hábito é que é importante. Quanto a ser mais caro... é subjectivo, também depende do que escolhes. Claro que se fores a produtos integrais ou ao Celeiro, te pode ficar muito caro, mas se balançares, talvez não tanto.

O Geocaching é uma hipotese, claro. Mas contento-me com uma simples caminhada, de preferencia em percurso pedestre assinalado. :)

Caranguejola disse...

Não acho que seja difícil (o comer saudável pelo menos), é uma questão de hábito... E ir ao mercado comprar legumes fica muito mais barato do que qualquer junk food, traz se muito e fazem-se coisas bem giras... Com um livro de culinária ENORME no pc, dá para fazer tudo;)

Goncalo disse...

Queres um conselho para diminuir o colesterol: diariamente (ou o número de vezes que conseguires ou te lembrares) põe uma fatia de beringela de molho num copo de água durante a noite. No dia a seguir, bebes o conteúdo dessa água.

Se não tiveres disponibilidade/vontade para estares sempre a comprar beringelas, podes comprar umas quantas de uma vez só, cortas em fatias e congelas. A minha mãe fez isso e baixou o colesterol para um terço em 7 ou 8 meses.

Ka disse...

Xi Gonçalo, e essa mistela de beringela é bebível? Não soa nada bem!

Caranguejola: Concordo. Acho que passa um bocadinho por perder hábitos maus (de comer porcarias, de ter sempre tudo ali) e ganhar hábitos bons, como ir ao super com mais frequência para comprar produtos frescos

Goncalo disse...

Eu já experimentei e bebe-se bem. É água com um ligeiro sabor a beringela. É preciso é relativizar: há pessoas que, para evitar constipações, comem todos os dias um dente de alho.

Maria Lalage disse...

Os olhos também comem: que tal um prato com com a roda dos alimentos?
http://datavisualization.ch/showcases/now-thats-one-tasty-pie-chart