segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sesimbra Campeão!

O fim de semana pautou-se pelo bom tempo que afastou más disposições e convidou ao relaxe. No sábado uma simples ida a um café acabou por se tornar uma viagem "sem destino" que culminou no Portinho da Arrábida. Apesar de estar a viver *relativamente* perto nunca lá tinha ido e fiquei completamente maravilhada. As águas cristalinas faziam-me lembrar os filmes com praias paradisíacas e as poucas casinhas brancas viradas para a água fundiam-se num convite à preguiça. A serra da Arrábida envolvia a praia e estendia os seus dedos misteriosos, chamando-me, convidando-me. Conseguia sentir a energia da serra e sinto que existe ali uma qualquer ligação que ainda necessito explorar. Talvez não tenha sido por acaso que me mudei para aquela zona...

No domingo a festa era outra e consistia em ver o jogo Sesimbra-Montijo, para o título da 1ª Divisão Distrital. O empate bastava ao Sesimbra para se tornar campeão. Tinha ido uma vez ver o jogo, e não estando habituada a estas andaças de "distritais", pensava que iria ser um jogo assistido por "meia dúzia de pessoas". Cheguei à vila mais cedo para ter facilidade de estacionamento e para almoçar por lá, banhada mais uma vez pelo mar. E fui percebendo as movimentações "anormais"... Em cafés, tabacarias, na rua, toda a gente falava do jogo, rumores de que os bilhetes iam esgotar pautavam cada esquina. Depois de comprar o bilhete decidi visitar o pavilhão, pequeno e modesto, e comprar um cachecol que estava em promoção. Sendo Sesimbra um local pequeno, devem ter percebido que eu não era dali e perguntaram-me "a menina é de Sesimbra?". Ainda tentei fugir à questão, mas a perguntava acabava por ser reformulada de forma incidente, e a certa altura com outros contornos: "pertence à escola de samba?". Devo ter ficado com um ar atónito a ver se percebia que raio de pergunta era aquela e lá tentei explicar que não pertencia a escola de samba nenhuma e que me tinha mudado para o concelho (não para a vila) há pouco tempo. E eu lá tenho aspecto de quem pertence à escola de samba com esta barriga Michelin??? E o senhor, já de idade avançada, lá me explicou que pertencia à escola de samba, a mais antiga do país e que se necessitasse de alguma coisa para perguntar por ele. Meio desajeitada decidi fugir dali e passear pela vila e comer qualquer coisa.

Quando chegou a hora do jogo toda a ilusão de que um jogo de campeonato distrital não tem importância esfumaçou-se quando comecei a ver a polícia de choque e polícia de cavalo a escoltar a claque do Montijo fazendo lembrar um Sporting-Benfica a uma escala mais pequena.
O Estádio, já antigo, estava engalanado para a festa: eram distribuídos acessórios na entrada e a barraca das bifanas e das cervejas, onde a ASAE certamente nunca entrou, estava abastecida e repleta de gente. As bancadas estavam bastante compostas e o sol quente aliado à expectativa tornava a massa humana impaciente. Famílias inteiras encontravam-se ali, numa tradição que infelizmente foi deixando de existir, e talvez seja essa nostalgia que me atrai...
O jogo começou com os lances normais, com o público a insultar o árbitro, a gozar com os jogadores e a correr para a bancada das febras e couratos no intervalo.

A segunda parte foi mais agitada porque a certa altura o Sesimbra marcou um golo. Enquanto o público saltava e gritava assisti a uma cena inacreditável e que nunca pensei ver: o guarda redes do Montijo, após expulsão devido a um cartão vermelho directo, agride o árbitro com um soco na cara! O árbitro cambaleia e começa a fugir, em pleno relvado, do jogador que o persegue enquanto toda a gente fica completamente paralizada a assistir à cena. A certa altura o guarda-redes desiste de perseguir o árbitro e dirige-se ao banco de suplentes do Sesimbra onde enfia mais uns pontapés e murros onde conseguia. A certa altura já estava uma batalha campal no relvado, com polícia de choque a correr por todos os lados.
Um GNR atravessava o campo a correr, agarrado ao cacetete e ao chapéu para não cair... só visto, parecia uma cena de filme decadente! E enquanto andava a polícia de choque no meio do campo, os jogadores do Montijo a correrem cada um para seu lado, o árbitro no chão, alguns jogadores do Sesimbra viravam-se para a bancada a gritar e saltar "somos campeões". Eu já pensava que o jogo tinha acabado ou algo do género, mas após todo aquele aparato lá recomeçou e o resultado final ficou em 2-1.
O Sesimbra sagrou-se assim campeão e sobe para a III Divisão.



E a um espectáculo de boxe daqueles não devo assistir tão cedo!

4 comentários:

JoseSlb disse...

o que o guarda redes do montijo fez foi lamentavel eu estava la e vi um murro no arbitro , outro no fiscal de linha e ainda algums nos suplentes do sesimbra
mas a gnr estava la e controlou a situaçao e permitiu a festa do sesimbra

SESIMBRA CAMPEAO DISTRITAL 2009/10!!!

Ka disse...

Parecia um combate de boxe.
E quanto a mim o árbitro estava a ter um bom desempenho.

Anónimo disse...

Granda cambáda de cromos!!!o Presidente do Sesimbra então é uma autentica Maria Amelia,meu Deus,nunca vi nada parecido,um campeonato Distrital,o pior que o país tem onde só joga quem nao sabe,com estas vaidades todas...

JozeSlb disse...

caro anonimo

ja dizia o boss ac:
"A inveja é um sentimento muito feio. Mete na cabeça que não tou aqui a competir num torneio, não é andar aos empurrões para ver quem chega primeiro..."