quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mais um item social - é vê-los crescer!

Tenho visto os meus sobrinhos crescer a um ritmo alucinante. Desde que me mudei que tenho estado mais perto e os vejo com mais frequência, mas mesmo assim esse contacto resume-se sobretudo aos almoços de família e pouco mais.
Há uns dias atrás, num daqueles momentos em que paramos para pensar, percebi que eles estão enormes e efectivamente o tempo passa demasiado rápido, deixando os tempos de meninice num passado que é impossível recuperar.
Já esta semana fui jantar aos meus pais e lá estavam os meus 3 sobrinhos a passar a semana de férias. Para os mais pequenos está tudo bem, satisfazem-se com pouco e lá nos entretemos a fazer puzzles juntos, saltarmos ou vermos as flores e identificarmos bichos. Mas houve uns instantes em que olhei para a minha sobrinha mais velha, agora com 11 anos e praticamente com a minha altura, e percebi que as coisas não eram bem assim. Tentava ver os "Morangos com Açúcar" enquanto os irmãos guinchavam e pareceu-me claramente desfasada naquele cenário. Disse-me que os colegas andavam a passear em sítios giros e no cinema e ela estava ali. E percebo, toda aquela dinâmica para ela é entediante e estando agora a entrar na adolescência deve sentir-se à parte. O ritmo de vida sempre alucinante basicamente faz com que a família - eu incluída - lhe dê menos atenção do que aquilo que ela precisa e merece. Fez-me lembrar eu quando tinha a idade dela, também desfasada da realidade, sempre por casa, sem amigos e já com pinta de nerd.

Para a semana vou estar de férias, e apesar de ela já estar na escola e os horários não ajudarem sinto que é importante fazer alguma coisa com ela, nem que seja um simples cinema. Não por esta lenga lenga que escrevi, mas por mim. Irá chegar a uma altura em que ela já não terá 11 anos e não basta vê-la crescer, quero ajudá-la a crescer...

Por isso se alguém tem ideias de actividades para fazer com miúdas de 11 anos, serão muito bem vindas.

Sem comentários: