terça-feira, 20 de abril de 2010

Mundos Pós-Apocalípticos

Após meses de jogo, ontem à noite acabei o fallout.
Após tanto tempo dispendido, a ler diálogos em inglês, matar mutantes e ver cenários degradantes, o final não foi como esperava até porque surgiu em catadupa quando eu queria e estava preparada para jogar mais.
Mas ultimamente tenho pensado nestas questões de mundos pós-apocalípticos, mundos destruídos e onde a desumanidade é o prato habitual. Esse é o cenário do Fallout, mas também do livro que estou a ler - A Estrada - que consegue ser ainda mais decadente. O livro centra-se no percurso que um homem e o seu filho fazem para tentar chegar ao sul, num mundo completamente devastado. Não existem animais nem plantas, tudo está morto e repleto de cinza e cadáveres. Os poucos sobreviventes deixaram quedar a humanidade restante e a violência a canibalismo são práticas correntes. Pai e filho lutam pela sobrevivência em condições miseráveis, tornando-se uma espécie de espectros errantes.

E se realmente acontecer? Ou quando acontecer, será assim? Achamo-nos tantas vezes muito humanos e fantásticos, mas como será viver num mundo destes, sem comida, sem vida? Tornamo-nos animais? Conseguimos sobreviver apoiando-nos numa fé restante? Ou essa também morre?

Sem comentários: