terça-feira, 17 de março de 2009

Poupanças

Desde que me mudei que tenho as despesas contadas e um estilo de vida diferente e cuja adaptação não tem sido fácil. Estava habituada a estar relativamente à vontade a nível monetário e comprava o que me apetecia, nomeadamente livros, porque podia. O mesmo se passava a jantar fora, saídas, passeios, andar de carro, etc.
Agora com esta nova fase da minha vida conto trocos e vejo sites com dicas para poupar dinheiro. Uma das dicas referia que em vez de comprar livros se poderia começar a frequentar bibliotecas, por exemplo. Ainda tenho bastantes livros para ler em casa, mas a ideia parece-me interessante, os horários das ditas bibliotecas é que não...

Mas imbuída deste espírito de "preciso poupar" quando saí do trabalho *desgracei-me* logo ao entrar no Alfarrabista que existe aqui perto. Com a desculpa, para mim mesma, de que eram livros usado e, portanto, substancialmente mais baratos, decidi averiguar se tinham o "livro dos espíritos", do Kardec que não acho nos alfarrabistas e que por vezes se encontra em algumas livrarias mas em versões brasileiras duvidosas e quase sempre caras, com montantes que honestamente não me apetece gastar. A ideia seria mesmo consegui-lo a um preço reduzido ou emprestado.
À semelhança do que vem sendo habitual, não possuíam o referido livro, nem o "Triunfo dos Porcos" do Orwell que também tenho alguma curiosidade em ler. Ao invés disso encontrei "A Ordem dos Rosacruz" que me pareceu interessante e que também não costumo encontrar com frequência. Pedinchei e lá me baixaram o preço perguntando se era estudante ao que respondi que não, que já tinha sido. "Mas tem dificuldades, não tem?", perguntou-me o alfarrabista. Respondi que sim, dívidas e tal para pagar, mas ao mesmo tempo questionei-me: será que tenho ar de "gaja com contas para pagar e *mãe* de dois gatos, que conta moedas de 5 ctms"? Bom, o que interessa é que o livro me ficou em 4€ e já li metade!
Isto de andar de transportes públicos tem a sua vantagem uma vez que espero actualizar leituras no comboio. Nem tudo podia ser mau!

2 comentários:

Anónimo disse...

A maneira mais surpreendente (e barata) de ler livros é através do bookcrossing. Em Lisboa a variedade disponível é maior do que aqui em Braga :)
http://www.bookcrossing-portugal.com/
Boas leituras!

Ka disse...

Nunca consegui "apanhar" nenhum livro do Bookcrossing, mas conheço o sistema. :)

Obrigada pela dica.