quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Marinheiros da vida airada

Desde que me comecei a interessar por banda desenhada que oiço falar do Corto Maltese. Acabou por me despertar interesse e há uns anos atrás comprei a colecção que vinha com o jornal "Público e que por diversos motivos fui adiando ler. Esporadicamente lá pegava num volume que tentava ler até desistir por achar enfadonho e cheio de detalhes históricos que me ultrapassavam.

Até agora...

Há umas semanas atrás decidi voltar a pegar nos livros que continuavam arrumados na estante para experimentar mais uma vez perceber o porquê desta personagem ser tão idolatrada no mundo da BD.

Confesso que nem sempre é uma leitura fácil, antes pelo contrário. As histórias giram em torno de um marinheiro que percorre vários pontos do globo no início do século XX mas sempre com uma forte componente histórico-social. Pela época que retrata, a I Grande Guerra aparece como paisagem onde se desenrolam as suas aventuras. Apresenta-se como uma personagem complexa e de personalidade muito própria que se cruza com diversos actores, existindo (quase) sempre uma mulher que se perde de amores por ele.

E está a fazer-me perceber que afinal não sei nada sobre o contexto histórico da Europa e da I Guerra Mundial!! Vergonhoso, eu sei...

Sem comentários: