sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Jogos de Computador dos anos 90

Ontem após uma qualquer conversa, dei comigo a tentar lembrar-me do nome de um jogo de computador no qual me viciava quando era mais nova. Não sabia o nome pelo que fui procurando em listagens de jogos de computador dos anos 90. O resultado foi uma valente nostalgia, porque nessa busca acabei por encontrar outros jogos que fizeram delícias há decadas atrás.
Na altura os jogos não eram comprados nem vinham em Cd's ou DVD's, eram arranjados pelos colegas de escola, em disquettes e arrancavam no sistema operativo DOS. Ficava sempre tudo cheio de vírus e os jogos basicamente eram um conjunto de pixeis coloridos que se mexiam. E mesmo assim aquilo era para nós fantástico e eu perdia horas de volta daqueles jogos. Eis alguns exemplos do que costumava jogar:


Crystal Caves - Jogo de 1991, foi um dos primeiros jogos que tive. Amava este jogo que basicamente era um jogo de plataformas mal enjorcado. Vestíamos o papel de um mineiro espacial de capacete laranja que tinha de recolher todos os diamantes das cavernas. E claro que existiam obstáculos e inimigos mortais! Estava tão batida nisto que consegui acabar este jogo várias vezes e já sabia as manhas todas. Ainda era jogado com as teclas de direcção, e mais um botão para saltar e outro para disparar, nada de complicado como nos jogos de hoje!






Golden Axe - Jogo de 1989, fez também parte dos primeiros jogos que possuí. Até me recordo que este foi a minha prima que me arranjou, ela que tinha computador há mais tempo, um fantástico 386! Este jogo penso que era oriundo das máquinas e foi adaptado a video jogo. Encarnávamos a personagem de um Viking (ou algo semelhante) e podíamos escolher um dos três personagens possíveis. Aqui na imagem estão dois, mas por acaso eu preferia o viking gorducho que em vez de espada tinha um machado. Era um jogo difícil mas que dava a possibilidade de jogarem duas pessoas simultaneamente e se ajudarem. Este também foi daqueles que consegui acabar!



Mad TV - Este foi o jogo que me levou a iniciar esta pesquisa ontem e descobrir todos os outros. Trabalhávamos numa estação de televisão e éramos os responsáveis pela programação, desde o serviço noticioso, aos filmes e documentários ou as séries que podíamos construir escolhendo as personagens ou a história que queríamos. Tínhamos um budget e audiências que tínhamos de gerir. Basicamente é um dos primórdios de simuladores, tão frequentes hoje em dia. O jogo é de 1991, mas só o tive uns anos mais tarde. Foi graças a este jogo que comecei a conhecer grande parte dos clássicos do cinema (o Rear Window - Janela Indiscreta originava sempre grandes audiências) e ouvi pela primeira vez falar de Dali.



KGB - Este jogo foi um pesadelo durante muitos anos porque nunca o consegui acabar, nem na primeira vez que o tive, nem anos mais tarde quando o reencontrei. De 1992 este jogo retrata a fase final e decadente do KGB. Basicamente somos um agente desta organização e temos de resolver um homicídio. Obviamente a história complica-se e ganha vertentes políticas. Foi a partir deste jogo que comecei a adorar os RPG, onde tinha de descobrir enigmas e pistas. Os bonecos são quase pixeis, mas a história estava bem construída e era uma inovação no estilo de jogo além de ter detalhes engraçados (reparem no poster ao fundo). Agora, que era estranho criancinhas jogarem um jogo chamado "KGB" com vertentes políticas....bem, isso era!




Dune - Este foi outro jogo que fez as minhas delícias e que consegui acabar! De 1992 baseava-se no filme do David Lynch com o mesmo nome e que conhecia de pequena, na altura das cassetes em VHS. As personagens são as mesmas do filme e encarnávamos o Paul Atreides, figura central da história. Aqui existe uma mistúria de RPG, onde descortinamos pistas e passos que temos de dar para o desenvolvimento da história, mas sobretudo estratégia.
Anos mais tarde joguei outras versões do Dune mas já nada tinham que ver com esta...



Perestroika - Voltamos aos jogos com nomes, temáticas e grafismos Soviéticos. Pelos vistos tinham alguma importância a nível de mercado...
Este figura, igualmente, nos primeiros jogos de computador que tive, os tais que vinham em disquetes cheias de vírus. É de 1990 e recordo-me da música inicial que era um cântico soviético. Se dúvidas restassem a imagem do Gorbachev esclarecia tudo.
Isso daria a entender que o jogo seria algo complexo ou do estilo do KGB, com uma vertente política associada! Mas...não! O jogo basicamente consistia em controlarmos uma rã que saltava de nenúfar em nenúfar (que iam desaparecendo e aparecendo) apanhando ovos e que tinha de chegar em segurança ao lado oposto. Um PacMan actualizado com música soviética.
Este jogo era fantástico!



Muitos faltam aqui na lista, por exemplo o Wolfenstein 3D ou SimCity (o que eu gostava de pôr o Godzilla a destruir a cidade) mas estes realmente marcaram-me, até porque alguns deles foram mesmo os primeiros jogos que tive.
Agora olhando assim para trás... que coisa esquisita que se jogava!
E mesmo assim, era tudo tão fantástico...

2 comentários:

Anónimo disse...

De onde se conclui que sou muito mais velha. Eu era (mais ou menos) viciada nos jogos do ZX-Spectrum: http://www.zxspectrum.net/

Ka disse...

Lalage, acho que o Spectrum é uma geração anterior à minha, talvez da geração da minha irmã e primos. Eu recordo-me de ver Spectruns e de o meu primo ter, mas nunca tive.
Apesar de antes de ter computador tinha uma máquina desse estilo, mas não era Spectrum, era um pouco mais moderno.