quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Futebol Americano

Ontem enquanto esperava companhia para jantar decidi fazer Zapping pelos vários canais de televisão e acabei por parar num de desporto que exibia um jogo de futebol americano. Por pura curiosidade decidi reter-me um pouco ali e constatei que não percebia rigorosamente nada das regras, apesar de existirem comentadores portugueses que iam tentando dar umas dicas. Basicamente o jogo consistia em andarem todos no chão à porrada (talvez não por esta ordem....) O desgraçado que tinha a bola nem conseguia ficar com ela 2 segundos porque imediatamente um molho de jogadores - da mesma equipa e da equipa adversária - lhe saltavam para cima como se ele fosse uma almofada. Este deporto devia ser muito bom para mim, que basta me darem um toque e fico cheia de nódoas negras... ainda por cima estar com a bola e ver uma carrada de gente musculada a correr na minha direcção... acho que atirava logo aquilo para um lado qualquer.
No fundo é como se a bola fosse a fava do bolo rei: a quem calha está tramado!

Independentemente disso o fanatismo americano pelo jogo leva a que exista uma certa atractividade na modalidade, embelezada pelo factor comercial e pelas imagens fantásticas. Os comentadores referiam quantias astronómicas que, para nós, soam a qualquer coisa de impensável, ou estádios cujas fachadas compostas de vidro mudam de cor consoante a equipa que lá jogue.
Tal como na NBA (basket), existe uma certa espectacularidade que torna tudo mais atraente e vibrante.
E pronto, os New York Giants (os de azul na foto em cima) esmagaram os RedSkins.
Não me perguntem é por quanto, nem como eram atribuídos os pontos...

Sem comentários: