quarta-feira, 4 de junho de 2008

Jornalismo de qualidade

Estava eu a almoçar a minha rica pizza, quando na TVI começam a dar uma reportagem sobre as carpas que estão a morrer numa qualquer barragem ou lago ou lá o que era no Alandroal.
O jornalista, tentando dar um ar sério à reportagem, fala com um expert na matéria, um pescador local, já de idade avançada, com boné e sotaque alentejano, que tinha uma teoria para o falecimento precoce das ditas carpas:
Jornalista: Então o Sr. tem uma teoria sobre a morte das carpas?
Pescador: Tenho sim.
(Silêncio)
Jornalista: E é... o Sr. diz que é por causa da desova?!
Pescador: É sim.
Jornalista: Mas da desova porquê?
Pescador: Ah e tal, as carpas nã desovarã em Março/Abril e agora morrê todas.
Jornalista: Mas não desovaram porquê?
Pescador: Ah, elas vierã para a berma, mas como estava frio voltaram para as profundezas da água e morrerã todas.
Jornalista: Mas o sr. pode mostrar...?

E nisto, o pescador agarra numa carpa que estava estendida no chão, saca de uma navalha e começa, em directo, a abrir a malfadado peixe, enquanto o jornalista tentava fazer uma descrição da operação cirúrgica que se estava a passar.

Jornalista: Essa é das grandes, einh??
Pescador: É sim. É das grandes!

Eu sei que neste altura a minha pizza começou a contorcer-se no meu estômago, mas o pescador continuou a abrir a carpa e a revolver as suas entranhas dizendo "isto era tudo filharada que estava para sair. Era tudo filharada..." enquanto as vísceras do peixe lhe escorriam pelas mãos. Mas ele continuava a mexer, remexer, puxar, a querer mostrar a tal *filharada*.
Nesta altura deixei de olhar para a televisão, com pena de acontecer um acidente doméstico envolvendo o meu almoço e a minha má disposição.

Isto é que é uma reportagem! Com demonstrações científicas comprovadas ali! Quais exames toxiológicos, quais quê! E em directo!

6 comentários:

Anokas disse...

lol, por acaso também vi.
Espero k tenhas feito bem a digestão;)
Bjs

Goncalo disse...

jornalismo da tvi no seu melhor. mas se o pescador não se desse ao trabalho de mostrar, como é que uma pessoa ia acreditar?!

Anónimo disse...

:):)
Olha se por acaso estavas a comer carpa?

Bem acho que talvez te tivesse corrido pior o almocito....

Sim, para quê as demonstrações e estudos cientificos com pessoal tão qualificado para fazer a análise como o pescador.
Grande reportagem sim senhor.
Bj

Anónimo disse...

Sou contra a censura mas a TVI dá-me cabo do sistema nervoso. Ou dava, porque o meu dedo nunca carrega no botão 4.

Anónimo disse...

Apesar de tudo, a TVI tem boas telenovelas.

Ka disse...

Uau! Kratos a ver novelas.... Há qualquer coisa de incoerente nisso.... :D