sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

II Guerra Mundial

Tenho um amigo que é fanático pela temática da segunda guerra mundial e por isso foi com agrado que requisitei um livro no winkingbooks para ele.
O livro chegou há algum tempo e coloquei-o em cima da mesa de cabeceira para depois lhe entregar. Mas o livro ia sorrindo para mim, com aquele título apetecível e acabei por abrir as primeiras folhas e ler as primeiras linhas enquanto tirava umas meias da gaveta.
Dei por mim e já estava estiraçada em cima da cama a ler as primeiras folhas completamente inebriada num livro de história (quem diria!)


A verdade é que sei muito pouco sobre as Guerras Mundiais. Aliás, da I Guerra Mundial o pouco que aprendi foi através de livros de banda desenhada do Corto Maltese no final do ano passado! Ei, nada de gozar! Antes aprender assim do que de forma nenhuma, não é mesmo? E aliás até me incutiu o desejo e vontade de aprender mais sobre o assunto. Acho que existe um grande desconhecimento sobre estas temáticas e sempre ouvi dizer que devíamos aprender com os erros do passado para não os voltarmos a cometer no futuro...

Mas pronto, esta conversa fiada para dizer que a História revela-se sempre bem mais complexa do que aparenta à primeira vista e nas poucas páginas que li deu para ver que os meandros são bem mais obscuros do que aquilo que suponha. Ignorância ou ingenuidade talvez...

5 comentários:

Dehumanizer disse...

É o que eu digo: tu és uma geek com medo de ser geek "a sério". :)

P.S. - eu aprendi imenso sobre a 2ª Guerra Mundial com manuais de simuladores de voo. :) Sim, daquela época (anos 80 e 90) em que alguns jogos tinham manuais de 200 páginas. E eu adorava ler aquilo. :)

Ka disse...

Quem lê manuais de 200 páginas de jogos de computador é um Master Geek!

Anónimo disse...

No fundo, no fundo, a II GGM é a continuação da I GGM que, como é o princípio é muito mais interessante porque foi aí que o mundo começou a mudar a sério. Não é por acaso que alguns historiadores afirmam que o século XX começou realmente em 1914/18...
Sobre a participação de Portugal na I GGM recomendo a leitura do livro de Isabel Pestana Marques, http://www.esferadoslivros.pt/livros.php?id_li=%2093
E desaconselho A Filha do Capitão do JJ dos Santos :)

Ka disse...

Nada como ter uma professora de história a explicar as coisas! :D
Obrigada pelas dicas lalage!

Anónimo disse...

;)