terça-feira, 29 de junho de 2010

Gajas e tintas nem de verniz!

Ontem pediram-me companhia para ir comprar tinta para pintar a casa. Como sou uma moça companheira e super fôfa lá decidi ir, apesar de não perceber nada de pinturas, tal como a pessoa em questão.
Em 30 anos de vida a minha experiência de pintura resume-se a ter ajudado os meus pais a pintarem o meu quarto quando era ainda criança. O resultado foi ter-me fartado logo daquilo e os rodapés e as ombreiras da porta ficarem todos borrados. Recordo com desagrado o tempo que aquilo demorava, tinta por tudo quanto era sítio e a impossibilidade de brincar pela casa.

Por isso foi com alguma renitência que ouvi dizerem-me que queriam pintar a sala, que era um instante e nem dava trabalho nenhum. Desconfiei, claro está. E ainda desconfiei mais ao imaginar duas gajas a escolher tinta no Aki, que afinal não era Aki mas sim Leroy Merlin (as lojas até têm a mesma cor). Começava bem...

Bom, lá fomos nós com uma listinha de produtos pré-definidos que nem sabíamos bem o que eram ou para que serviam.
A primeira tarefa foi escolher um rolo e de entre vários modelos a escolha básica recaiu no mais barato, claro está. Já andávamos a ver outras coisas quando reparámos num funcionário acompanhar dois clientes enquanto explicava qual o rolo mais adequado para a pintura que eles queriam. "Blablabla ANTI-GOTA".
Oi! Que disseram eles? Anti-Gota? Um rolo anti-gota para que não percebe nada de pintura soa sempre bem, por isso toca de trocar o rolo barato por um modelo sofisticado ANTI-GOTA! Agora é que ia ser, a pintura com um rolo todo profissional!
Toca de enfiar dentro do carro espátulas, escovas de arame e escolher betume para tapar buracos que foi mais um enigma masculino:
- "Achas que isto serve para tapar buracos largos?"
- "Sei lá! Tapa buracos mas acho que é pequenos, dos pregos e assim..."
- "Então não dá para pôr naquele buraco perto do esgoto onde pus um bocado de papel, não?"
- (WTF!! Tapar buracos com papel?! Esta ainda é pior que eu...) "Pois, não sei. Talvez tenhas de tapar o buraco com outra coisa qualquer e depois pões silicone..."

A pérola seguinte foi escolher a tinta. Gaja que é gaja não tira medidas, diz que é para "pintar a sala", portanto foi um balde grande que é para dar para tudo. Depois mais 50 modelos e variedades de tintas. Vai a que está em promoção. Ok, até aqui tudo bem. E pegar no balde de 15 litros de tinta? Foi aos tropeções até à caixa, claro está.

Mas a verdade é que ao ver aquelas tralhas masculinas todas, parafusos e martelos e tintas, fiquei com vontade de "bricolar"! Não tenho jeito nem paciência nenhuma, mas dá vontade! Uma pessoa até se imagina de martelo na mão a fazer uma mesa catita e a deixar a casa linda. Deve ser assim um instinto primário, que é apenas uma mera fantasia, claro.
Até porque na TV fica sempre melhor, corre sempre melhor e é sempre mega fácil!

Sem comentários: