segunda-feira, 22 de março de 2010

Tretas

O fim de semana passou rápido, demasiado rápido para tudo aquilo que queria fazer, ver, sentir. Tenho andado com uma vontade enorme de parar e descansar, de me sentar numa esplanada com sol e sentir-me calma, relaxada, sem o stress e as intermitências do dia a dia a pesarem-me sobre os ombros.
Por isso decidi aproveitar o fim de semana e tirar um tempo para mim, para estar comigo. No sábado decidi ir até à Biblioteca Municipal de Sesimbra. Desde os meus tempos de faculdade que não frequentava uma biblioteca e mesmo assim, nesse tempo, os objectivos eram académicos.

Mas a vida entretanto mudou, e como tenho uma casa para pagar e gatos para alimentar, deixei de frequentar a FNAC para passar a frequentar alfarrabistas. A biblioteca veio no seguimento desta lógica de "poupança", tentando achar livros que me interessam mas que são caros ou que não tenho especial interesse em adquirir. Lá fiz o cartão de leitor (que foi de borla, o que é sempre bom!) e entrei numa biblioteca pequena mas arranjada. Estava à espera de um sítio maior, com mais obras, mas também acho que não posso ser muito exigente. Tentei adaptar-me ao espaço e fui percorrendo as estantes, onde descobri uma boa colecção de Banda Desenhada e DVD's que se podem alugar.
O fascínio começou aí, com alguns filmes comerciais e corriqueiros, mas também clássicos do cinema, obras de woody allen, fellinni, john cassavetes, etc. Sentia-me uma miúda, a querer levar tudo mas tive de me controlar e acabei por escolher 2: Easy Ryder e Dune (ou Duna para os amigos, como vinha no talão...).

Quanto a livros optei pelo "A morte melancólica do rapaz ostra e outras estórias", do Tim Burton, "Nossa Senhora do Cabo - um culto nas Terras do Fim", do Henrique Pato e "O homem que odiava as mulheres", do Stieg Larsson, Coleccção Millenium.
Andava há imenso tempo atrás de um livro sobre o Cabo Espichel, porque desde que lá fui que me sinto fascinada pelo local que parece irradiar uma magia muito própria, pelo que ter achado este livro na biblioteca constituiu-se uma surpresa muito agradável.
O livro da colecção millenium foi um dos motivos pelo qual fui à biblioteca. Ando com imensa curiosidade em ler esta colecção e ver as adaptações ao cinema, mas os livros são caros e são logo 3. Por isso decidi experimentar procurá-los na biblioteca e lá estava o primeiro volume, à minha espera...
Ainda deu tempo de procurar "A estrada", do Cormac McCarthy, que estava requisitado mas que já pedi para reservarem para mim quando o entregassem. Resumindo, adorei a experiência da biblioteca!
Quando saí ainda a tarde ia a meio, numa luz meio fusca que me fez dirigir para a marginal de Sesimbra. Tomei um café virada para o mar que se espraiava com ferocidade pelo muro, inundando as ruas com um cheiro a maresia delicioso. E nesses instantes percebi o quanto gostava daquele local, onde abundam pescadores e pessoas simples, ruas estreitas inundadas de histórias do mar...
Ainda passei pela fortaleza de Sesimbra onde decorria uma feira de produtos biológicos e acabei por comprar mel da Arrábida.

O fim de semana ainda serviu para ir ao cinema ver o "Solomon Kane" (engraçado dentro do género), comprar uma prenda para o meu pai, almoçar com a família, jogar computador, entregar o IRS e ir a uma feira de antiguidades ao pé de casa onde comprei uma colectânea, encadernada do "Almanaque Patinhas" com os títulos de 1981 até 1982!!
Fiquei deliciada com esta descoberta, só tive pena de o preço não ser mais barato e não ter edições mais antigas. Bem tentei regatear o preço, mas o raio do vendedor não desceu nada. Já não existem feirantes como antigamente....

Sem comentários: