quarta-feira, 31 de março de 2010

Entre Lírios e Rosas

Ontem decidi, num gesto de carinho, comprar flores para oferecer, algo que já não fazia há algum tempo.
Cheguei à florista e ainda se encontravam duas pessoas a serem atendidas, enquanto a empregada construía um ramo enorme, cheio de flores, daqueles que só são oferecidos em ocasiões muito especiais ou nos filmes.
Aproveitei o tempo de espera para ir vendo as flores e escolher o que queria, mas confesso que apesar de mulher sou uma nulidade no que toca a "gostos florais e coisas que tais".

Enquanto demorava eternidades a tentar decidir o que levar e como compor o ramo, chega um homem de meia idade que começa a inspeccionar as flores com um ar de "tenho de despachar isto que tenho mais que fazer". Pergunta à florista se não existem mais rosas, dá mais uma vista de olhos e opta por um arranjo já feito. Entre sorrisos, e enquanto o deixava passar à frente para pagar e a florista se debatia com o arranjo que eu tinha pedido, já o homem deixava o dinheiro e levava as flores, comentando a seguir "os homens são assim, não perdemos muito tempo". E foi-se embora enquanto ainda esperei mais uns minutos que os Lírios e as Geribérias se encaixassem todos no raio do embrulho.

Fiquei a pensar naquilo e cheguei a duas constatações:

* Efectivamente os homens são muito mais práticos. Quando eu acabei de pagar já o homem devia estar a oferecer as rosas e se calhar a receber alguma compensação pelo gesto carinhoso. Para quê complicar? O que interessa é mesmo o gesto...

* E eu que pensava que o mundo caminhava para o limiar do horror a nível romântico, que já não existiam pessoas carinhosas e generosas, afinal existe pelo menos um homem que oferece flores a alguém. Nem que seja à mãe! Não interessa, oferece.

O mundo não está perdido!

4 comentários:

Caranguejola disse...

Tudo vai depender do motivo porque oferece flores... Os homens oferecem para ser perdoados:P

Pedro Mendes disse...

Não os homens oferecem porque gostam de ser amados!

Anónimo disse...

Eu mesmo nunca ofereci flores, mas posso colher algumas em álgum arbusto de beira de esquina para oferecê-las, já que não disponho de dinheiro para comprà-las.
Brincadeiras à parte, seria um bom presente para minha mãe no dia das mães.

Ka disse...

Oferecer flores é sempre um bom presente, seja a quem for, e seja por que motivo flor. :)