segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Incongruências vampirescas


Ontem fui ver o novo blockbuster, o "Lua Nova", na companhia da sobrinha pré-adolescente. A sala estava repleta de adolescentes com as hormonas aos saltos que guinchavam cada vez que aparecia uma personagem sem t-shirt... Enfim...Já não tenho idade para isto nem para sessões de cinema a meio da tarde.
Tinha visto o Crepúsculo, o primeiro da saga, há pouco tempo e honestamente nem tinha achado nada de extraordinário. Achei que não existiam grandes novidades na temática vampiresca e estava repleto de adolescentes. Não percebo esta nova onda que se gerou à volta dos vampiros, quando durante anos tínhamos obras fantásticas como o "Drácula", do Bram Stoker, ou a "Entrevista com o Vampiro" de Anne Rice, e não se via ninguém a lê-los nem os filmes tinham este êxito tremendo. A entrevista com o vampiro até tinha o Brad Pitt e o Tom Cruise e apesar de ter feito sucesso não me recordo de ver pessoas a ler o livro e respectivas sequelas.
Talvez seja exactamente o factor "adolescência" ou talvez por os vampiros aparecerem como seres extraordinários e não como uma espécie de sanguessugas-devoradoras de sangue.
É que até a vertente romântica que estes novos filmes apresentam está presente, por exemplo, no Drácula que eu acho extremamente romântico!
Independentemente de todas estas divergências e confusões cinematográficas na minha cabeça, posso dizer que apreciei o filme. Os cenários, os diálogos da protagonista principal, o carisma à volta das personagens...
E para minha vergonha (shame on me!) até reconheço que fiquei com vontade de ler os livros!

1 comentário:

Caranguejola disse...

Chama se "Pornografia da abstinência"

http://www.ionline.pt/conteudo/34817-lua-nova-porque-e-que-as-adolescentes-adoram-este-vampiro---video
E vê lá tu que os livros até foram traduzidos para árabe!!!
É essa a loucura;)
Eu li o primeiro livro e o filme cortou imensa coisa muito importante...
Eu também quero ver;)