segunda-feira, 23 de novembro de 2009

IKEA para ti também!

A sexta feira foi passada por entre móveis e estantes, viagens de carro e percas de paciência. Há um tempo atrás decidi que estava na hora de tentar rechear um pouco mais a casa, deixando-a confortável, acolhedora e aprazível. Afinal é o meu cantinho, há tanto tempo ambicionado! Mas claro que tudo isto implica dinheiro (inexistente) e como tal, ginástica financeira.
Depois da chegada no início do mês de um móvel para a sala, e de ter feito algumas reformulações pela casa, estava na altura da compra de uma estante no IKEA (substancialmente mais baratas) onde podesse colocar as coisas que andam para lá espalhadas pelo chão. Já tinha visto a estante e já tinha falado com papai para me ajudar nessa tarefa fantástica que é carregar móveis e montá-los. Apesar de gostar do conceito e dos produtos do IKEA nunca tinha comprado móveis nem nada do género, apenas pequenas peças e utilitários, pelo que na sexta-feira empreendi uma nova etapa na minha vida.

Lá fomos ao IKEA, lá trouxemos a estante empacotada em dois caixotes de cartão e prosseguimos viagem até casa. Decidimos entretanto almoçar para depois começarmos com a montagem do malfadado móvel, pelo que quando começámos já as horas iam avançadas.
Depois de termos carregado com os caixotes até ao 3º andar (que não existe elevador)começámos com o entusiasmo inicial, de quem recebe um móvel novo, desempacotando tudo com cuidado, vendo as instruções e tendo o cuidado de deixar os gatos lá fora. Quando foi necessário abrir a segunda caixa para retirar peças que nos faltavamos deparámos com uma surpresa fantástica: o pacote tinha vindo errado! Tinham-nos entregues dois caixotes com as mesmas peças. Tivemos de voltar a empacotar tudo e regressar ao IKEA para fazer a troca. Toca de descer outra vez as escadas com os caixotes para irmos a correr para a loja. A troca foi relativamente rápida, mas o caixote - agora certo - era substancialmente mais pesado, pelo que foi um mimo voltar a subir 3 lances de escadas a fazer de estivadora.
Lá recomeçámos a montagem do móvel e senti que estava a montar um lego com instruções, o que não deixa de ser estranho. Mas aquilo é muito engraçado de montar numa fase inicial. Passado uma hora já estávamos os 2 saturados e ainda por cima tínhamos chegado a uma parte mais complicada que nenhum percebia como se montava. Era como se fosse um lego com upgrade ou algo do género... Era eu e papai a discutir que a peça encaixava ali e não no outro sítio e era o Pépe a chorar lá fora porque queria entrar na sala para cuscar o que estava a acontecer.
Já estava prestes a ter um esgotamento e enfiar com a marreta em algum lado quando decidi deixar entrar o Pépe para passado 2 segundos me andar a roer fita-cola e andar a espalhar as buchas e os parafusos.
Ao fim de várias horas lá estava a estante montada, o pai mais saturado que tudo, o Pépe a fugir com bocados de cartão e eu atrasada para vir para Lisboa para vir ter com amigos.

Recordo-me de há uns meses atrás ter ido a uma formação e o formador ter referido que enquanto pai de um estudante de faculdade tinha desenvolvido diversas competências, nomeadamente montar móveis do IKEA.
E também me lembro sempre do artigo do Ricardo Araújo Pereira sobre o IKEA e carregar os móveis modelo BESTA. lol

E não é que é verdade? Eu e papai já temos um certificado de competências adquiridas e papai ainda ganhou uma medalha de mérito pela paciência!

3 comentários:

Caranguejola disse...

Estás IKEAapta;)

Mosca disse...

Se quiseres para a próxima convida-me... Não é que eu goste de montar móveis, mas nos últimos dois meses montei: 2 estantes, 1 mesa, 1 cama, 1 cómoda, 2 sofás e 1 armário. Nem todos do IKEA e nem tods com instruções...

Ka disse...

Bem!! Viraste marceneira? :D