segunda-feira, 19 de outubro de 2009

The Walking Dead

Acabei este fim de semana de ler o "The Walking Dead - Volume 5".

Esta colecção está simplesmente magnífica, mas à medida que o tempo passa é possível verificar um argumento cada vez mais pesado e dramático, com uma violência enorme mas entre humanos e não com os zombies, como seria de esperar.

Chega a ser perturbador ver o modo como humanos se comportam em situações de crise. Podemos dizer "ah e tal, isso é fantasia, mortos vivos não existem". Mas será que é mesmo fantasia? A temática zombie é apenas o pretexto. Podia ser uma guerra nuclear, uma catástrofe natural ou outra coisa qualquer. A verdade é que nos comportamentos de um modo bem diferente daquele que seria de supor inicialmente.

E a nossa humanidade perde-se, e a loucura instala-se...

4 comentários:

Dehumanizer disse...

É claro -- triste, mas óbvio -- que é assim que a humanidade se portaria. Aliás, os personagens da história até são, na sua maioria, bem decentes comparados com a maioria das pessoas na realidade.

Ka disse...

E isso é que é horrível e chocante: verificar a desumanidade que existe em todos nós...

Dehumanizer disse...

Eu não diria "desumanidade", mas sim "irracionalidade". Tal como a acusação de "Estaline, Mao e Pol Pot fizeram isto" implica "não vejo nenhuma razão para não torturar e matar, excepto o medo do castigo divino", também vemos que muita gente no mundo não faz coisas monstruosas por não acreditar nelas... mas apenas porque há um governo, polícia, etc..

Ou seja, há muita gente no mundo que se soubesse que podia matar os tipos que "não grama" sem qualquer risco de consequências, o faria. Isso não é um fracasso de consequências (governo, polícia, prisão, etc.), mas sim de moralidade.

O Rick Grimes e companhia fazem o melhor que podem. Pelo menos tentam manter algum tipo de moralidade. Já chegaste à parte da cidade do Governor (não me lembro do nome dela)?

Ka disse...

Já, e na cidade do Governador essa "irracionalidade", como lhe chamas, é ainda mais evidente. Em alguns pontos penso que chega a roçar a loucura e demência.
Tenho de comprar o resto da colecção e até lá estou neste suspense para ver o que acontece...