segunda-feira, 7 de julho de 2008

Arqueologia?

Não sei se sou eu que sou esquisita e exigente, e com o tempo estou a ficar pior, mas há coisas que me fazem confusão. Ontem fui ao Museu Nacional de Arqueologia. Nunca lá tinha ido e como aos domingos de manhã os museus não se pagam, decidi arriscar.
E foi uma verdadeira....decepção! Poucas salas em exposição e com poucos motivos de interesse. O que me chamou mais a atenção foi a sala egípcia, com sárcofagos e uma múmia, mas mesmo assim era uma sala pequena, dava-se uma volta e já estava. As restantes exposições temporárias e permanentes caíam no mesmo problema ou então estavam atafulhadas de pedras e estátuas sem grande interesse.
Para ajudar à festa o museu estava cheio (o que eu acho bem) de famílias que se punham a falar altíssimo (o que eu acho muito mal!!), enquanto as crianças colavam os dedos e a cara aos vidros que continham os sárcofagos.
Pior que isso eram os próprios funcionários do museu estarem a falar num corredor que fazia eco, altíssimo, se faziam retenções na fonte e de IVA e situações semelhantes. Ok, as famílias a gritarem acho mal mas tolero, agora funcionários do museu??
E já agora, para que é que existe um detector de metais na entrada da Sala do Tesouro, se não existe ninguém a vigiá-lo? O detector apitava à passagem das pessoas, mas não existia ninguém a fazer controle. E eu que estou habituada a detectores, já me preparava para tirar o cinto, mas afinal....tss tss..

Se calhar sou eu que estou a ficar chique, que vou a museus em Berlim e agora acho os museus portugueses manhosos... mas acho que esperava mais, salas maiores e com objectos mais interessantes. Afinal nós temos um passado rico!

Valeu a experiência.

3 comentários:

Goncalo disse...

em tempos, trabalhei num museu e confirmo as críticas, nomeadamente em termos de público: muita gente aos domingos de manhã (que quase substitui a ida ao centro comercial e funciona como um aquecimento para uma almoçarada em família). sei q a vida está difícil, mas não é a melhor das ideias ir aos domingos de manhã a museus para aproveitar a borla!

Ka disse...

Pois, digamos que foi uma experiência meio surreal, e nem o espólio do museu compensou!

Mosca disse...

Há museus extraordinários em Portugal... O de arte antiga, o do azulejo, o de serralves, o da ciência e história natural... Se queres um bom museu de arqueologia: Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa em Braga.