quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Como gerir um conjunto de cadastrolas...

Ontem tive um momento de *apetece-me desesperadamente jogar computador*. "Hmm...que raio tenho eu aqui, ora deixa ver..." Tinha o Oblivion (que está encravado há meses porque não consigo matar o raio dos vampiros), os Sims (é sempre igual, pôr o meu boneco - chamado Star Trek, da cidade Linhó - a comer, tocar guitarra, ir à casa de banho.....) e o Civilization 4 (onde não consigo conquistar nenhuma cidade - perdi o meu jeito bárbaro de adolescente quando conseguia conquistar o mundo). Apetecia-me alguma coisa diferente... Experimentei o Stronghold mas a experiência foi traumatizante, porque mal começava o jogo perdia logo. E percebi que também não era bem aquilo que me apetecia jogar. Apetecia mesmo era jogar Football Manager (que não tinha, e quando não se tem, mais vontade dá). Depois lá descobri o Prison Tycoon 4 que tinha pedido para me arranjarem, há um tempo atrás. Nunca tinha jogado, mas pior que o Stronghold não deveria correr. Lá instalei o jogo e fiquei com a ideia que aquilo não devia ser grande coisa mas decidi experimentar.


Inicialmente não estava a perceber a dinâmica do jogo, o que levou a que tivesse um recinto cheio de reclusos com apenas um guarda ou toda a gente esfomeada porque tinha criado um refeitório sem comida. Isto para não falar da falta de dinheiro, porque criei coisas chiquérrimas como ginásios, salas de jogos, hospitais, oficinas e espaços escolares - estas coisas são importantes! Ok, talvez não tão importantes como contratar guardas, existirem espaços distintos para funcionários e reclusos ou comida nos refeitórios, mas são importantes!
Já era quase 1 da manhã quando lá decidi fazer missões em vez de construir Estabelecimentos Prisionais de raíz. Aí a coisa correu melhor e lá consegui passar de nível.
O jogo pareceu-me um pouco enfadonho e limitado, uma vez que existe pouco espaço de manobra e poucas opções disponíveis. Mesmo assim achei piada às infraestrutras, à existência de gangs ou de poder ditar liberdades condicionais. E quem me conhece sabe o prazer extra que este jogo me pode proporcionar. Afinal não é todos os dias que temos contacto com cadeias, pois não?

4 comentários:

Dehumanizer disse...

Como é que chamaste à prisão? "Guantanamo"? :)

Ka disse...

Olha, nem me lembro. Devo ter deixado o nome por definição. Mas agora que falas nisso, tenho de pensar em nomes bem macabros e sádicos...

Caranguejola disse...

Gostas mesmo de cadastrados não gostas????:P

Ka disse...

É um mundo fascinante.....