sexta-feira, 23 de maio de 2008

Eurovisão


Quando não se tem nada para fazer (sem ser um puzzle impossível...), vê-se TV. E que se descobre? Que Portugal lá se conseguiu apurar para a final do Festival Euvisão da Canção! Há anos que não via o festival e ontem, por acaso, liguei a tv e lá estava o pessoal a cantar e a dançar. Sempre achei que a piada do festival estava na multiculturalidade, no facto de podermos vibrar com músicas das quais não percebíamos absolutamente nada, ao mesmo tempo que cada país mostrava as suas raízes e cultura, aquilo que a caracterizava, fosse a língua, os ritmos, etc. Era a universalidade da música no seu melhor. Mas ontem o que vi foi mais a globalização a chegar ao festival da canção, com quase todos os países a cantarem (nem sempre bem) em inglês. Também me surpreendeu o número de países que participam. Ontem, foi apenas uma semifinal e estavam presentes 19 países!


Tretas à parte, apesar de achar que a música portuguesa não tem uma batida forte que lhe permita ficar nos lugares cimeiros, gostei da prestação. A música é forte e gostei, sobretudo, da actuação em palco não só da vocalista, mas de quem a acompanhava. Visualmente estava muito bom e envolvente.


Agora com um pouco de nostalgia, fica aqui uma outra participação no festival, a música "Playback", do Carlos Paião, em 1981. Reparem nas roupas, no vídeo de apressentação e como é dito "Cáááárrrlos Pááião". Reparem na coreografia, nos fatinhos à astronauta tão característicos da época!
Esta fica na história da música portuguesa.

Sem comentários: