segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"Turismo" em Sintra

Uma vez que resido na margem sul do Tejo, não estou habituada a frequentar os transportes públicos da linha de Sintra, por isso hoje vivenciei uma experiência diferente.

Levantei-me cedo, numa qualquer aldeola no meio da Serra de Sintra, com o céu ainda escuro e a humidade típica da Serra a fazerem-se notar e a pedirem-me para voltar para a caminha, mas não podia ser.
Cheia de sono e de frio apanhei o autocarro que passava ali perto juntamente com um rancho de miúdos que ia para a escola. Olhei para o relógio e via as horas passar enquanto o autocarro - que era suposto ser rápido - desfilava por ruelas e curvas, aldeias e vilas. Rezava secretamente para que nas ruas apertadas não nos cruzassemos com carros ou o raio da camioneta teria de fazer marcha atrás ou ficávamos ali entalados. Sinceramente senti que estava a fazer turismo! Aquilo parava em todo o lado, desviava-se da estrada principal e parecia que estava no campo a passear alegremente. Resignei-me e afundei-me no banco do autocarro enquanto ouvia música no MP3 e disfrutava da vista (tentando não olhar para o relógio).

Cheguei à estação de comboios de Sintra já atrasadérrima enquanto ouvia a voz mecânica da "senhora" a informar que o comboio com destino a Lisboa iria partir da linha 3. Decidi correr, "picar" o bilhete e entrar no comboio a correr. "Ufa, ainda consegui!!", pensei eu contente enquanto olhava para os lados e via a carruagem muito escura e vazia. Olhei pelas janelas e vi outro comboio, noutra linha. Espreito para fora: estou na linha 1 e não na linha 3!! Entre o "vai não vai" de sair a correr, vejo o comboio correcto partir em direcção a Lisboa.... toca de esperar mais não sei quantos minutos...

Quando finalmente o comboio parte rumo a Lisboa segue-se um infindável número de estações e apeadeiros (todos grafitados e pintados) que nunca mais acabam, com direito a ter de trocar de comboio pelo caminho e a cheiros incaracterísticos.

O que sei é que cheguei já cansada e atrasada ao trabalho e fiquei com muitas saudades do meu comboio lindo que vem da margem sul! Agora cá turismos na linha de Sintra é que não!

2 comentários:

Anónimo disse...

Conheço a sensação do tempo em que ía visitar a minha prima. Acho que, antropologicamente, era sempre uma experiência muito rica :)

Ka disse...

Rica e demorada! ;)