Já disse aqui que nas últimas análises que fiz o colestrol estava um pouco alto. Decidi nesse instante que era a altura ideal para mudar de hábitos e começar a ter uma vida e alimentação mais saudável.
Sem saber muito bem por onde começar, o senso comum disse-me que devia cortar nas gorduras, fritos e doces e consumir mais legumes e frutas.
Aquilo que parecia simples inicialmente acabou por se tornar o cabo dos trabalhos, porque só de pensar que não podia comer algo, me dava imediatamente vontade de o provar, e de forma desenfreada! Aqui e ali fui cometendo alguns erros, caíndo em tentação, mas tentei disciplinar-me. Comecei a substituir as carnes gordas por carnes brancas e a comer mais peixe. Os legumes começaram a fazer parte de todas as refeições e a fruta - que raramente comia - passou a estar presente várias vezes ao dia. Deixei os sumos, as bebidas alcoólicas e os chocolates e reduzi nas manteigas e queijos. Comecei a apostar nos queijos frescos, iogurtes magros e pão integral e a dar preferência à água, sumos de laranja feitos na altura e ao chá. Eu, que nunca tinha ligado nenhuma à composição dos alimentos, comecei a ver as embalagem nos super mercados e a perceber que efectivamente se come muita porcaria. Mesmo em alimentos que se dizem saudáveis. Mas tudo isto tem sido feito gradualmente, onde tenho tentado orientar-me com pessoas que percebem do assunto e lido algumas coisas (acabei de descobrir que a aveia ajuda à redução dos níveis de colestrol).
A verdade é que me tenho sentido melhor fisicamente e à medida que o tempo passa vou sentido menos vontade de comer doces e porcarias.
Aliado a isto tenho tentado mexer-me mais. Voltei às palhaçadas de basket (digo palhaçada porque é mais rir que jogar a sério) que sempre dão para me mexer e às caminhadas. A ideia, sobretudo as caminhadas, é tentar manter/aumentar o ritmo e frequência. Fiz algumas nos últimas dias e a verdade é que me tinha esquecido o quão renovador e energético é!
Hoje decidi passar pela farmácia e ver se a privação de pastéis de nata e outras iguarias cuja privação me têm feito delirar tem surtido algum efeito.
E ali estava o valor no aparelhinho aliado ao comentário do farmacêutico fizeram-me ganhar o dia (e as últimas semanas também!): o meu valor de colestrol tinha baixado bastante! Já está dentro dos parâmetros normais e "saudáveis".
Agora o teste vai ser continuar e não me perder entre chouriços e queijos e fritos e tentar largar (ou pelo menos reduzir) o café!
E sim, este último desafio parece-me bem mais complicado...
Sem comentários:
Enviar um comentário