Na sexta-feira, entre uma versão muito manhosa de Karaoke, com bebida à mistura, houve quem dançasse de forma a imitar os cabeçudos, essas figuras típicas do carnaval. Basta imaginar a forma como os cabeçudos se mexem e dançam para imaginar o serão de sexta feira.
Hoje decidi procurar um pouco mais dos cabeçudos e acabei por ficar surpreendida. No Wikipedia Cabeçudos é uma freguesia de Vila Nova de Famalicão.
Depois descobri que Gigantones (ainda não percebi bem a diferença entre uns e outros) têm origem na mitologia germânica tendo aparecido, provavelmente pela primeira vez, num cortejo na Bélgica em 1389. Em Portugal tiveram a primeira aparição em 1893 nas festas d'Agonia em Viana do Castelo. Mais surpreendente ainda é que os Gigantones figuravam dos costumes Galegos, onde eram apresentadas em frente ao túmulo de Santiago!
A partir daí tornou-se popular e difundiu-se, passando a figurar nos cortejos carnavalescos até aos dias de hoje.
Como diria o Fernando Pessa, "e esta einh??!"
5 comentários:
E eu detesto Gigantones!!!
Oh..são tão giros!
E começaram em Viana! :p
Em Braga os cabeçudos e gigantones são a mesma coisa e não têm nada a ver com o carnaval... Se bem me parece Braga não tem qualquer tipo de tradição de festejar o carnaval.
Por terras bracarenses os cabeçudos fazem parte das festividades do S. João.
Como assim começaram em Viana?
Não leste o post?!
Céus.
Como assim "começaram em Viana"? Não este o post?!
Céus.
Gente auto-centrada.
Enviar um comentário