segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Incongruências vampirescas


Ontem fui ver o novo blockbuster, o "Lua Nova", na companhia da sobrinha pré-adolescente. A sala estava repleta de adolescentes com as hormonas aos saltos que guinchavam cada vez que aparecia uma personagem sem t-shirt... Enfim...Já não tenho idade para isto nem para sessões de cinema a meio da tarde.
Tinha visto o Crepúsculo, o primeiro da saga, há pouco tempo e honestamente nem tinha achado nada de extraordinário. Achei que não existiam grandes novidades na temática vampiresca e estava repleto de adolescentes. Não percebo esta nova onda que se gerou à volta dos vampiros, quando durante anos tínhamos obras fantásticas como o "Drácula", do Bram Stoker, ou a "Entrevista com o Vampiro" de Anne Rice, e não se via ninguém a lê-los nem os filmes tinham este êxito tremendo. A entrevista com o vampiro até tinha o Brad Pitt e o Tom Cruise e apesar de ter feito sucesso não me recordo de ver pessoas a ler o livro e respectivas sequelas.
Talvez seja exactamente o factor "adolescência" ou talvez por os vampiros aparecerem como seres extraordinários e não como uma espécie de sanguessugas-devoradoras de sangue.
É que até a vertente romântica que estes novos filmes apresentam está presente, por exemplo, no Drácula que eu acho extremamente romântico!
Independentemente de todas estas divergências e confusões cinematográficas na minha cabeça, posso dizer que apreciei o filme. Os cenários, os diálogos da protagonista principal, o carisma à volta das personagens...
E para minha vergonha (shame on me!) até reconheço que fiquei com vontade de ler os livros!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Remember

Every little piece of your life
Will mean something to someone
Editors - The Weight of the world

Vamos lá ver se nos entendemos...

O Flash Gordon é um herói de ficção científica criado em 1934 pelo Alex Raymond, que viaja na companhia de dois amigos para o planeta Mongo e combatem o tirano Ming.


Já o Flash é um super-herói, criado por Gardner Foz e Harry Lampert, em 1940, que possui a habilidade de correr e mover-se a uma "super velocidade"

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Brincadeiras felinas

Nova diversão lá de casa:

* roer transformadores de computadores portáteis;
* abrir todas as gavetas e portas de armários;

CULPADO!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

IKEA para ti também!

A sexta feira foi passada por entre móveis e estantes, viagens de carro e percas de paciência. Há um tempo atrás decidi que estava na hora de tentar rechear um pouco mais a casa, deixando-a confortável, acolhedora e aprazível. Afinal é o meu cantinho, há tanto tempo ambicionado! Mas claro que tudo isto implica dinheiro (inexistente) e como tal, ginástica financeira.
Depois da chegada no início do mês de um móvel para a sala, e de ter feito algumas reformulações pela casa, estava na altura da compra de uma estante no IKEA (substancialmente mais baratas) onde podesse colocar as coisas que andam para lá espalhadas pelo chão. Já tinha visto a estante e já tinha falado com papai para me ajudar nessa tarefa fantástica que é carregar móveis e montá-los. Apesar de gostar do conceito e dos produtos do IKEA nunca tinha comprado móveis nem nada do género, apenas pequenas peças e utilitários, pelo que na sexta-feira empreendi uma nova etapa na minha vida.

Lá fomos ao IKEA, lá trouxemos a estante empacotada em dois caixotes de cartão e prosseguimos viagem até casa. Decidimos entretanto almoçar para depois começarmos com a montagem do malfadado móvel, pelo que quando começámos já as horas iam avançadas.
Depois de termos carregado com os caixotes até ao 3º andar (que não existe elevador)começámos com o entusiasmo inicial, de quem recebe um móvel novo, desempacotando tudo com cuidado, vendo as instruções e tendo o cuidado de deixar os gatos lá fora. Quando foi necessário abrir a segunda caixa para retirar peças que nos faltavamos deparámos com uma surpresa fantástica: o pacote tinha vindo errado! Tinham-nos entregues dois caixotes com as mesmas peças. Tivemos de voltar a empacotar tudo e regressar ao IKEA para fazer a troca. Toca de descer outra vez as escadas com os caixotes para irmos a correr para a loja. A troca foi relativamente rápida, mas o caixote - agora certo - era substancialmente mais pesado, pelo que foi um mimo voltar a subir 3 lances de escadas a fazer de estivadora.
Lá recomeçámos a montagem do móvel e senti que estava a montar um lego com instruções, o que não deixa de ser estranho. Mas aquilo é muito engraçado de montar numa fase inicial. Passado uma hora já estávamos os 2 saturados e ainda por cima tínhamos chegado a uma parte mais complicada que nenhum percebia como se montava. Era como se fosse um lego com upgrade ou algo do género... Era eu e papai a discutir que a peça encaixava ali e não no outro sítio e era o Pépe a chorar lá fora porque queria entrar na sala para cuscar o que estava a acontecer.
Já estava prestes a ter um esgotamento e enfiar com a marreta em algum lado quando decidi deixar entrar o Pépe para passado 2 segundos me andar a roer fita-cola e andar a espalhar as buchas e os parafusos.
Ao fim de várias horas lá estava a estante montada, o pai mais saturado que tudo, o Pépe a fugir com bocados de cartão e eu atrasada para vir para Lisboa para vir ter com amigos.

Recordo-me de há uns meses atrás ter ido a uma formação e o formador ter referido que enquanto pai de um estudante de faculdade tinha desenvolvido diversas competências, nomeadamente montar móveis do IKEA.
E também me lembro sempre do artigo do Ricardo Araújo Pereira sobre o IKEA e carregar os móveis modelo BESTA. lol

E não é que é verdade? Eu e papai já temos um certificado de competências adquiridas e papai ainda ganhou uma medalha de mérito pela paciência!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Espelhos de alma

Movo-me em espelhos de água, onde o reflexo brilhante me devolve uma imagem que não quero ver, não quero sentir, não quero viver.

Grito mas não me ouves, sou invisível para ti.

As lágrimas translúcidas enchem o vazio da tua ausência, gota a gota, calmamente.

Vagarosamente...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Trilhos

O peso do pó da estrada recai nos meus ombros,
Vidas passadas à procura de uma alma fragmentada
Que me diga que não preciso de correr mais.
Mas quando o corpo se queda de cansaço,
E pensamos que não é necessário continuarmos a trilhar caminhos de fé
O vento do norte estende-se ao longo da pradaria
E assobia de mansinho “o teu caminho não terminou, o teu caminho está agora a começar”.
É tempo de nos despedirmos das pedras e das árvores,
Dos sorrisos cúmplices e dos corpos quentes que connosco habitaram memórias
É tempo de agarrar na coragem que não sabíamos possuir
E sacudir o pó.
A estrada espera por nós
A vida aguarda-te.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Simon's Cat Fly Guy

Muralhas

Nos últimos tempos tendo vindo a sentir coisas diferentes, de forma diferente.
Consigo colocar novamente a capa de frieza e distanciamento que me caracterizam, embora na privacidade as coisas não sejam assim.
Sinto-me sozinha, terrivelmente sozinha.
Sinto que niguém consegue ou quer chegar até mim.

Estou a andar num sentido diferente do resto das pessoas, a afastar-me da multidão que me olha com indiferença, como se nem estivesse lá, como se fosse invisível.

Até quando?

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Boring!!

Hoje estava capaz de rifar o meu trabalho...

Ai que vontade de férias!!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Futeboladas

Quando era mais nova (há milhares de anos atrás) jogava com bastante frequência computador. Um dos jogos onde me perdia horas a fio era um de estratégia de futebol. Tinha de escolher a equipa, gerir receitas, comprar jogadores e até escolher marcas publicitárias para angariar fundos. E gostava dessa lógica de começar com uma equipa pequena em escalões inferiores para chegar à liga dos campões e afins.
Tal como no civilization adoptava estratégias estranhas, do género de manter a equipa inicial durante anos, mesmo quando os jogadores já tinham 30 e muitos anos, raramente adquiria novas aquisições e o plantel era muito curto. Ou seja, todos os indicadores para o insucesso, mas que sem saber muito bem como, lá resultavam de maneira estrondosa. Já não me recordo, mas acho que o jogo se chamava Championship Manager.

Actualmente dedico-me a um jogo semelhante, o Football Manager 2009, e tal como era criança escolhi uma equipa pequena. Tentei achar uma com a qual tivesse mais afinidade e por isso procurei o que existia mais perto do local onde resido. E o mais perto, ainda longe, foi o Pinhalnovense. Ninguém escolhe o Pinhalnovense, eu sei...
Achei delicioso poder ser uma treinadora feminina e me terem perguntado no inicio se isso iria perturbar o balneário. Hihihi
Estou na segunda época e tenho como objectivo subir de divisão. Já percebi que o jogo não me corre tão bem como quando era mais nova, uma vez que me farto de perder jogos e ando sempre com as contas mais para o negativo do que positivo.
Bom, vamos lá ver como corre...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Gosto Muito

Estava aqui no trabalho a ver uns documentos e deparei com um conjunto de frases intitulado "Gosto Muito". Interiormente aceitei o desafio e escolhi em silêncio algumas frases.

Gosto muito:
* da lua cheia;
* de abraços demorados
* das janelas todas abertas sobre o rio e a cidade
* da cor do fogo
* do sol da manhã e da luz do dia
* de coincidências, surpresas e milagres
* de ver pessoas felizes
* de olhos que riem
* da voz dos que amo
* de estar calada
* de certas rotinas
* da intimidade
* de templos e lugares sagrados
* da verdade e da cumplicidade
* da cor púrpura do entardecer
* de ir mais longe com alguém
* de histórias de pessoas
* de ficar em casa, embalada nos barulhos da casa
* de amar e ser amada
* do amor dos amigos também
* de estar com eles na praia até ser noite

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sands of Time

Normalmente as adaptações de video jogos ao cinema não são bem conseguidas. Talvez uma das poucas excepções seja o "Tomb Raider" que teve algum sucesso talvez por causa do protagonismo da actriz escolhida para fazer de Lara Croft.

Mas agora existe uma adaptação que promete ser um sucesso além de pretender destronar o fenómeno de aventuras do "Piratas das Caraíbas"que tem surgido nos últimos anos.

A Disney adaptou para cinema um dos meus heróis preferidos dos video jogos (na altura em que ainda se viam as personagens cheias de pixeis, nos velhinhos Pentium's) e que há pouco tempo recuperei na PS2: o Prince of Persia!! O episódio escolhido foi o Sands of Time (exactamente o que joguei na PS2 e que me levou a fazer umas quantas noitadas para o acabar).

Segue em baixo o trailer e realmente o filme promete, desde os cenários aos efeitos especiais ou aos actores. Tenho curiosidade em saber se também replicaram a banda sonora, porque o jogo tinha uma música que adorava. Definitivamente não posso perder isto!

Vamos repetir?

O que é melhor do que depois de um dia de trabalho correr para o comboio e depois correr para o autocarro?

Resp.: Ficar feita em postas nas portas de saída do comboio!!
Uau! Aquela M**** fechou antes de tempo e quase que se assistia a uma cena de um filme de terror numa estação de comboio. Gostei muito da experiência!

Presentes "originais"

Há uns dias atrás recebi na minha caixa de correio um catálogo da D-mail. Por curiosidade comecei a desfolhar o dito catálogo vendo os produtos que aí se encontravam.
Apesar de existirem produtos giros, originais e muito úteis, também se encontram coisas estranhíssimas e com ar muito apimbalhado.
Mas nunca se sabe! O Natal está aí à porta, aqui ficam algumas ideias:

Galheteiro em Spray
(Wtf?? Pôr azeite em spray na alface ou nos rabanetes?)

Cinzeiro Portátil
(Isso mesmo, guarde as cinzas consigo! Lá há coisa mai bonita e útil?)


Coça Pés
(Com várias almofadinhas para coçar o cholé e tudo...Chique no mínimo)


Cama de ferro para gatos
(Uau! Esta cama é de qualidade! E né lindo imitar as camas dos humanos? e o padrão à tigresa?)




quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Nostalgias

Ontem, a pedido de outra pessoa, fui ao site da Fnac para sugerir alguns livros. Dei por mim fascinada a ver as novidades, as promoções a procurar livros. E acabei por me sentir deprimida...Há tanto tempo que não sei o que é "perder-me" naqueles corredores repletos de livros, passar a mão em livros com capas cheias de relevo ou vibrar de excitação por achar um livro de um autor ou personagem que gosto ou chegar à caixa com uma pequena fortuna para pagar.

Isto de ter uma casa para pagar e gatos para alimentar às vezes não está com nada...

Record!

A Zara não tira as protecções para as portas para aí há uns 2 dias...

Fascínio dos 30?

Os últimos dias têm sido passados numa latência irritante, que me puxa para baixo e faz questionar muita coisa.
Tenho sentido os meus muros defensivos subirem e os meus guerreiros internos em vigilância constante.
Por outro lado a apatia controla-me e tenho sentido pouco entusiasmo pelas coisas, levando uma rotina de casa-trabalho, trabalho-casa. Não tenho vontade de nada e acabo por me deitar cedo mais para terminar o dia rapidamente do que propriamente por cansaço. Isto para no dia seguinte retomar as mesmas rotinas e perceber que afinal me sinto sem objectivos e muito sozinha...

domingo, 1 de novembro de 2009

"Futebol é o grande factor de integração dos emigrantes"

No DN de ontem achei curiosa esta notícia sobre um estudo efectuado que refere que o futebol fez mais pelas comunidades portuguesas no estrangeiro do que as associações, a tradição ou a língua.
"O futebol tornou-se no elemento mais importante de integração dos emigrantes. Aproxima as comunidades de origem e de acolhimento, os operários dos licenciadosm os lusodescendentes da geração dos pais. (...) O futebol tornou-se num factor de orgulho para quem saiu do País por falta de condições financeiras. Mas o fenómeno é transversal e, também visível entre a nova vaga de emigrantes, os licenciados. E, neste contexto, surge um terceiro grupo: os lusodescendentes que não se revêm nos bailaricos e excursões das associações, nos ranchos folclóricos do século passado, no bacalhau, café ou cerveja, a que não estão habituados."

O estudo, efectuado por uma investigadora da do Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa, pretende estudar o papel do futebol nacional nas comunidades emigrantes.

É ainda referido que "as novas gerações pouco falam da língua portuguesa, não frequentam as associações, a participação nas eleições portguesas fica-se entre os 5% a 8%, os consulados estão distantes das populações, o fado pouco lhes diz. (...) os novos fadistas estão a contribuir para mudar este sentimento, mas, por exemplo, os fãs que os Madredeus têm entre os emigrantes devem-se mais aos filmes de Wim Wnders do que às acções das entidades portuguesas no estrangeiro."

E esta einh?!